Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Antinomias (ISSN 2675-9608) é uma publicação semestral eletrônica, plural e interdisciplinar, voltada à difusão ampla e gratuita de conteúdo acadêmico produzido por discentes e docentes das diversas instituições de ensino brasileiras, com linha voltada nas Ciências Sociais Aplicadas (Direito, Serviço Social, Economia, Administração etc) e áreas correlatas. Tem como pressuposto a democratização da educação e do acesso à cultura, visando a ruptura com os conceitos tradicionais, deslocando o ensino e difusão do conhecimento do locus meramente acadêmico e institucional para um viés popular e acessível. Traduz-se, portanto, como um espaço de publicação independente voltado às mais diversas formas de conhecimento e pesquisa, como resposta às carências encontradas nas instituições e no ensino das ciências humanas em geral.
A interdisciplinariedade evidenciada na proposta editorial da Revista, busca articular as publicações que promovam as reflexões e pesquisas sobre algum dos eixos centrais: "Direitos, Liberdades e Democracia", com ênfase nas temáticas que consigam tratar da transversalidade das áreas do conhecimento humano. Vale dizer, a política editorial da Revista Antinomias pretende estimular a produção do conhecimento científico que não se prenda a reflexões meramente abstratas ou dogmáticas, estimulando a produção de trabalhos que não se mostrem indiferentes à concretude operativa e à contextualização sociopolítica dos institutos e instituições das Ciências Sociais.
Tem como escopo possibilitar a difusão e a democratização do conhecimento científico. Por isso, a opção pelo meio eletrônico de publicação visa permitir o amplo acesso da comunidade ao seu conteúdo, além de oferecer o dinamismo necessário à rápida divulgação e desenvolvimento do fluxo editorial. A qualificação e ampliação do Corpo Editorial é uma diretriz em constante processo de aperfeiçoamento, contando com expoentes da pesquisa nacional e internacional, bem como uma equipe de pareceristas voltada, não somente à avaliação de artigos, mas a constante evolução dos autores, por meio de comentários, sugestões e debates críticos que impulsionem o trabalho daqueles que submeterem à Revista.
Missão
Ser um espaço independente de publicação visando a democratização do acesso ao conhecimento, fortalecendo a pesquisa e se mostrando como um canal interdisciplinar e plural de difusão da produção acadêmica nacional.
Periodicidade
A Revista Antinomias tem periodicidade semestral, com edições publicadas preferencialmente em Junho e Dezembro de cada ano, por meio de submissão em fluxo contínuo e/ou chamadas de artigos com prazos e regras definidos em edital específico a ser publicado no website e nos canais de comunicação.
Eventualmente serão elaborados dossiês temáticos com critérios e diretrizes próprias, sob coordenação de um professor responsável, que definirá a linha temática e demais orientações em edital que também será publicado oportunamente no website e nos canais de comunicação da Revista.
Processo de avaliação
Adota o sistema de avaliação às cegas, sem exigência de titulação mínima para publicação, caracterizando um novo espaço de disseminação do conhecimento, -potencializando o debate crítico e as reflexões contemporâneas, bem como aproximando pesquisadores e empoderando cidadãos.
Cada trabalho será avaliado por parecerista com conhecimento devidamente comprovado na área abordada, sendo garantida a imparcialidade da avaliação por meio da não identificação dos autores. Todo parecer elaborado conterá uma análise criteriosa sobre o trabalho submetido e também incluirá críticas, sugestões e comentários direcionados ao autor, como forma de aperfeiçoamento contínuo e direcionamento pontual que possibilitem novos rumos na pesquisa e consequentemente novos debates.
Histórico do periódico
Nascida das inquietações de três graduandos da Universidade Estadual de Ponta Grossa em tempos pandêmicos, a Revista Antinomias surgiu como o primeiro periódico gerido exclusivamente por discentes na região. Traz em seu nome a própria representação do debate e da contraposição de ideias, sendo revelada como expressão dos limites cognitivos e as contradições inerentes ao intelecto humano.
Busca ser uma ferramenta que complemente os ensinamentos em sala de aula e tente preencher uma lacuna no meio acadêmico, afastando o viés institucional e segregador dos canais de publicação tradicionais. Visa, portanto, ser um local de aprendizagem que possibilite aos pesquisadores em formação um espaço de publicação, instigando o debate e a reflexão contínua como modo de fortalecer a pesquisa.
Da formação da Chefia Editorial ao convite dos membros do Conselho Permanente, Editores Assistentes e Pareceristas, toda ação será direcionada e orientada com base na referida democratização enquanto necessária para o pleno exercício da cidadania e construção cidadã, por meio da atuação de voluntários que não medem esforços para ver concretizar o fortalecimento da pesquisa brasileira e a consolidação do Estado Democrático de Direito.
Política de Acesso Livre
A Revista Antinomias oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Incentiva-se a livre distribuição dos trabalhos e das discussões travadas, desde que sejam devidamente referenciados. Não são cobradas taxas de submissão ou publicação.