Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

 

Modelos

 

ARTIGOS - Diretrizes para submissão

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deverá ser informado no momento da submissão;
  • Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word (.doc ou .docx);
  • Para se garantir a avaliação às cegas, o artigo não deverá conter a indicação de autoria, sendo que os dados de identificação de todos os autores e autoras do trabalho devem ser informados no formulário de submissão;
  • O artigo deverá conter de 15 a 30 páginas, incluindo referências;
  • As margens deverão estar formatadas em: superior e esquerda = 3cminferior e direita = 2cm;
  • O texto deverá utilizar a fonte Arial tamanho 12 e deve estar com espaço 1.5 entre linhas (exceto resumo em português e língua estrangeira, e palavras-chave em português e língua estrangeira). Deverá ser utilizado itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL) e as figuras e tabelas devem estar inseridas no texto;
  • O trabalho pode contar com no máximo 3 (três) autores/coautores, não sendo exigida titulação mínima. Professores orientadores figuram como coautores, devendo ser respeitado o limite indicado;
  • O sistema de referências ao longo do texto deve ser autor-data (exemplo: FOUCAULT, 1975, p. 199) com indicação da página no caso de citações diretas, admitindo apenas notas de rodapé explicativas;
  • Citações diretas com mais de 3 (três) linhas devem possuir espaçamento entre linhas simples (1.0), recuo de 4cm da margem esquerda e fonte tamanho 10;
  • O trabalho deve estar devidamente formatado e possuir a estrutura textual de acordo com a próxima seção;
  • Devem ser retiradas quaisquer informações ou referências que possam indicar o(s) autor(es) do trabalho.

 

Estrutura do artigo

  • Título - Fonte Arial 12, centralizado, maiúsculas, negritos, espaçamento simples. Se houver subtítulo, separar com dois pontos do título.
  • Título em língua estrangeira - Tradução do título para o inglês, espanhol ou francês. Fonte Arial 12, centralizado, maiúsculas, sem negrito, espaçamento simples. Espaço de duas linhas para iniciar o resumo.
  • Resumo - A palavra Resumo deve ser escrita em negrito, fonte Arial 10, negrito, justificado, seguido de dois pontos. O corpo do resumo deverá possuir entre 100 e 250 palavras, fonte arial 10, espaçamento simples, justificado, sem negrito. Espaço de uma linha separando o próximo elemento.
  • Palavras-chave - No mínimo três e no máximo cinco palavras, separadas por ponto, fonte Arial 10, justificado, espaçamento simples. Preferencialmente usar termos diversos dos elencados no título.
  • Abstract/resumen/resumé - Resumo em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) de acordo com o idioma escolhido para tradução do título. Seguir a formatação e limites de palavras do resumo.
  • Keywords/Palabras claves/Mots clefs - Palavras-chave traduzidas para o idioma escolhido (inglês, espanhol ou francês). Separadas por ponto, fonte Arial 10, justificado, espaçamento simples.
  • Introdução - A palavra Introdução deverá ser escrita em fonte Arial 12, negrito, justificado, sem recuo de parágrafo. Após a palavra introdução, deixar uma linha em branco e iniciar o corpo do texto, que deverá ser elaborado com fonte Arial 12, justificado, espaçamento entre linhas de 1.5. Todo parágrafo deverá conter recuo em 1.5cm na sua primeira linha. A introdução deve focar no propósito do trabalho, descrevendo a metodologia empregada no artigo, e eventuais discussões que venham a ser tratadas, dando uma noção introdutória da temática abordada.
  • Desenvolvimento - O desenvolvimento pode ser desdobrado em seções teóricas com outros títulos, que deverão seguir a formatação Arial 12, negrito, justificado, sem recuo de parágrafo, com uma linha em branco de espaço do corpo do texto. O corpo do texto deverá seguir a formatação já referida na introdução, devendo estar em fonte Arial 12, justificado, espaçamento entre linhas de 1.5, sendo todo parágrafo escrito com recuo em 1.5cm na sua primeira linha.
  • Conclusões - A palavra conclusões deverá ser escrita em fonte Arial 12, negrito, justificado, sem recuo. Após a palavra conclusão, deixe uma linha em branco e inicie o corpo do texto, que deverá seguir a formatação indicada nos demais tópicos, sendo fonte Arial 12, espaço entre linhas 1.5, justificado, parágrafos com recuo em 1.5cm na primeira linha. As conclusões devem informar a confirmação (ou não) da hipótese aventada no trabalho, trazendo em destaque as principais constatações e descobertas, bem como a necessidade de prosseguimento da investigação.
  • Referências - A palavra referências deve ser escrita em fonte Arial 12, negrito, justificado, sem recuo de parágrafo. Deixar uma linha em branco de espaço, conforme os demais tópicos. As referências deverão estar em ordem alfabética, elaboradas em espaçamento simples (1.0), fonte Arial 12, sem recuo de parágrafo, alinhadas à margem esquerda do texto, separadas entre si por uma linha em branco com espaçamento simples. Ainda, deverão observar a NBR 6023/2018, cuja versão atualizada está disponível no link: http://www.fkb.br/arquivos/nbr.pdf e conforme o Manual de Normalização da Universidade Estadual de Ponta Grossa: https://deinfo.uepg.br/~tcc/doc/Manual_ABNT_UEPG_2019.pdf

 

 

RESENHAS - Diretrizes para submissão

  • Aceita-se a submissão de resenhas críticas de obras literárias e jurídicas, filmes, séries e peças teatrais;
  • A contribuição deverá ser original e inédita, e não está sendo avaliada por outra revista, caso contrário, deverá ser informado no momento da submissão;
  • Para se garantir a avaliação às cegas, o trabalho não deverá conter a indicação de autoria, sendo apenas preenchida a identificação de todos os autores do trabalho no formulário de submissão;
  • A resenha deverá conter de 3 a 7 páginas, incluídas as referências, e segue todas as diretrizes referidas nesta página;
  • Os arquivos deverão estar em formato Microsoft Word (.doc ou .docx);
  • A resenha pode contar com no máximo 2 (dois) autores, não sendo exigida titulação mínima;
  • A resenha não poderá se bastar a trazer uma revisão bibliográfica da obra, devendo conter no texto a apreciação crítica do resenhista, emitindo um julgamento de pertinência das ideias apresentadas na obra e seu valor, sendo indispensável a fundamentação teórica dos argumentos apresentados.

 

Estrutura da resenha

  • Título - centralizado, negrito, maiúsculas, fonte Arial 12, espaçamento simples. Se houver subtítulo, separar com dois pontos do título. Deixar espaço de uma linha em branco do próximo elemento (tradução do título);
  • Título em língua estrangeira - tradução do título para o inglês, espanhol ou francês. Centralizado, sem negrito, maiúsculas, fonte Arial 12, espaçamento simples. Deixar o espaço de duas linhas em branco do próximo elemento.
  • Indicação bibliográfica da obra resenha - alinhada à esquerda, fonte Arial 12, espaçamento simples. Deverá conter todas as informações necessárias para identificação da obra. Seguir a norma ABNT de referência. Deixar duas linhas em branco de espaço para início do texto;
  • Texto da resenha - Utilizar fonte Arial 12, espaçamento entre linhas em 1.5, justificado, sem negrito, recuo de parágrafo em 1.5cm nas primeiras linhas. Podem ser criados títulos para desdobramento da argumentação, desde que respeitados o limite de 3 seções teóricas e o número de páginas, e utilizem fonte Arial 12, espaçamento 1.5, justificado, negrito, sem recuo. Após o título deixar uma linha em branco de espaço para o corpo do texto. Em caso de referências no corpo do texto, utilizar o sistema autor-data (exemplo: BECKETT, 1953, p. 13) indicando o número da página em caso de citação direta. Admite-se apenas notas de rodapé explicativas (fonte Arial, tamanho 10, sem recuo, justificado e espaçamento simples);
  • Referências - A palavra referências deve ser escrita em fonte Arial 12, negrito, justificado, sem recuo de parágrafo. Deixar uma linha em branco de espaço. As referências deverão estar em ordem alfabética, elaboradas em espaçamento simples (1.0), fonte Arial 12, sem recuo de parágrafo, alinhadas à margem esquerda do texto, separadas entre si por uma linha em branco com espaçamento simples. A obra resenha deverá constar nesta seção. Ainda, deverão observar a NBR 6023/2018, cuja versão atualizada está disponível no link: http://www.fkb.br/arquivos/nbr.pdf e conforme o Manual de Normalização da Universidade Estadual de Ponta Grossa: https://deinfo.uepg.br/~tcc/doc/Manual_ABNT_UEPG_2019.pdf

 

 

Política de Direitos Autorais

  • Ao submeter um trabalho o(s) autor(es) autorizam a publicação do texto na revista, bem como permitem a edição e alteração para adequação às normas de submissão;
  • O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
  • Quando da submissão do artigo ou resenha, o(s) autor(es) cedem os direitos da obra de primeira publicação, sendo permitida a veiculação do trabalho pela Revista Antinomias em qualquer meio, bem como divulgá-la (com o nome dos autores) em qualquer rede social ou demais formas de comunicação;
  • No ato da submissão, o(s) autor(es) concordam com todos os termos expostos, não podendo alegar desconhecimento de qualquer item disposto no website;
  • A mera avaliação positiva do trabalho não garante sua publicação ou aceitação. A escolha dos trabalhos a serem publicados atenderão aos critérios de política editorial definidos pela Chefia Editorial da Revista e respeitarão o número máximo de trabalhos definidos por chamada, ainda que não divulgado tal número;
  • Em caso de aceite e escolha de trabalhos em quantidade acima do número definido para cada edição, fica reservado à Chefia Editorial a publicação do trabalho na edição seguinte, desde que previamente comunicado e autorizado pelo(a) autor(a);
  • Os nomes e demais dados solicitados serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades, nem repassados a terceiros;
  • Esta revista proporciona acesso público e gratuito a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicadas, bem como fortalece a busca pela democratização do ensino.

Artigos

O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

 

Resenhas

O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.