v. 2 n. 1 (2021): Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Artigos

PARTICULARIDADES DO CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER (CRM) NO ATENDIMENTO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN

Publicado 06/06/2021

Palavras-chave

  • Políticas Públicas,
  • Violência,
  • Gênero,
  • Centro de referência,
  • Mulher

Resumo

Dentre os serviços públicos de atendimento à mulher, o Centro de Referência da Mulher (CRM) surge como mecanismo essencial no enfretamento e prevenção à violência contra a mulher, tendo em vista que esse ainda é um grave problema da sociedade patriarcal na qual vivemos. Nesse sentido, torna-se necessário discutir sobre a temática. Diante disso, foi traçado como objetivo compreender como se materializa o atendimento às mulheres em situação de violência no CRM no município de Mossoró. Assim, o método utilizado foi o materialismo-histórico-dialético, por entender que é necessária uma análise crítica da realidade, considerando os fenômenos dentro de uma totalidade com a ajuda da dialética, a partir das contradições contidas na sociedade capitalista na qual estamos inseridas. Nesse sentido, a natureza da pesquisa foi a qualitativa, por se preocupar em uma investigação mais aprofundada sobre a problemática, de forma que não pode ser quantificada. Os tipos de pesquisa utilizadas foram: revisão bibliográfica, documental e de campo. No campo, o instrumento de produção de dados foi uma entrevista semiestruturada com três profissionais: duas assistentes sociais e uma psicóloga, contendo perguntas fechadas e abertas. A partir das análises, foi possível constatar que a instituição perpassa por inúmeras dificuldades para a materialização do atendimento, dentre elas podemos citar a precária articulação da rede, principalmente com a rede da saúde; a localização do prédio, que não favorece moradoras de bairros mais distantes; a própria estrutura do local, devido à acessibilidade e também por ser um espaço pequeno que dificulta as atividades profissionais.

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